Saiba como economizar água e energia elétrica.

Controlar custos faz parte da rotina da administração de um condomínio e de uma casa, portanto veja as dicas para economizar energia elétrica e água:

ECONOMIZANDO ENERGIA ELÉTRICA

- mantenha acesa apenas as luzes necessárias, especialmente nas garagens;

- se seu prédio não tiver, instale minuterias nas escadas;

- acompanhe o consumo mensal em quilowatts;

- quando houver dois ou mais elevadores num mesmo "hall", instrua os condôminos e empregados a chamar apenas um;

- estabeleça horários para iluminação da sala de estar no térreo, quadras esportivas, salões de jogos, etc. ;

- use o tipo adequado de lâmpada, e jamais permita que os jardins e "halls" sociais fiquem excessivamente escuros, pois, além de entristecer o edifício, prejudica a segurança.

Obs.: Existem minuterias individuais (só do próprio ambiente) e existem tipos de lâmpadas que consomem até 1/4 de energia com a mesma luminosidade.

ECONOMIZANDO ÁGUA

- não deixe o faxineiro fazer da mangueira uma vassoura;

- verifique vazamentos, goteiras, etc.;

- acompanhe o consumo mensal em m3;

- solicite aos condôminos reparos urgentes nos problemas das respectivas unidades, principalmente das descargas velhas ou obsoletas;

- inscreva seu condomínio no Cadastro de Tarifa Econômica da Sabesp, apresentando os seguintes documentos: planta do edifício aprovada pela Prefeitura do Município, ou Convenção do condomínio, ou Declaração do Síndico relacionando a quantidade de apartamentos existentes no edifício, xerox da ata de eleição do síndico e a última conta de água paga. Esses documentos devem ser entregues na Regional de atendimento do bairro em que está localizado o condomínio.

 

Sair

 

Imprimir